fbpx
Faça uma doação

Viver Bem

É um Programa Socioassistencial que tem por objetivo promover a interação social social de idosos em vulnerabilidades ao risco social e pessoal, por meio do desenvolvimento da autonomia e melhoria da capacidade motora.

 

Objetivo Geral

Tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social, considerando que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.

Objetivos e Competências a serem alcançadas

  • Propiciar um ambiente acolhedor;
  • Propiciar experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
  • Promover o acesso a serviços, benefícios socioassistenciais conforme necessidades, bem como o conhecimento dos direitos sociais;
  • Propiciar experiências para relacionar-se e conviver em grupo, tendo a oportunidade de expressar opiniões e valorização da experiências vividas;
  • Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida;
  • Propiciar espaço com padrões de qualidade quanto a: higiene, acessibilidade, habitabilidade, salubridade, segurança e conforto e
  • Promover experimentações esportivas e de interações coletivas;

Público Alvo

  • Idosos/as a partir de 60 anos, considerando o histórico de vida individual e prioritariamente:
  • Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada;
  • Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda;
  • Com vivências de isolamento familiar ou comunitário.


Metodologia

Independentemente da questão de renda, as tensões vividas pela família nas transições de cada fase do ciclo de vida produzem por si conflitos, sendo os conflitos intergeracionais característicos de famílias com membros de gerações diferentes. Assim, é muito comum que as pessoas idosas vivenciem conflitos intergeracionais com netos adolescentes, por exemplo, ou mesmo com seus filhos pelos novos arranjos de suas famílias.

Com o objetivo de nortear a proposta metodológica de Interação Social o Programa Viver Bem será desenvolvido com base em três eixos estruturantes:

1) Convivência Social e Intergeracionalidade;
2) Envelhecimento Ativo e Saudável; e
3) Autonomia e Protagonismo.

Estes eixos visam planejar e organizar o serviço de modo que as atividades sejam desenvolvidas de maneira integrada e contínua e se constituam em situações criativas e desafiadoras.

Convivência Social e Intergeracionalidade
Tem o objetivo de promover o desenvolvimento de sociabilidades, estimular vivências coletivas, pois o estar em grupo em relação com o outro, privilegiando a convivência intergeracional, de modo a fortalecer os vínculos familiares e comunitários e prevenir riscos sociais como a segregação e o isolamento.

Envelhecimento Ativo e Saudável
Por meio deste eixo, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas tem como objetivo a realização de atividades que tratem do processo de envelhecimento, de ser pessoa idosa, das perdas e ganhos advindos com a idade, produzindo espaços de reflexão, debate e vivências que permitam ressignificar experiências, desenvolver habilidades e capacidades motoras, novas motivações que possibilitem a mobilidade e autonomia física.

Autonomia e Protagonismo
As pessoas, à medida que envelhecem, devem desfrutar de uma vida plena, com saúde, segurança e participação ativa na vida econômica, social, cultural e política de suas sociedades. Este eixo tem o objetivo de propor aos idosos atendidos a capacidade de envelhecer de forma produtiva, reinventando a velhice como tempo de transformação e prazer além de produtivo.

 

Inscreva-se!

Temos estrutura organizacional que planeja, gere e executa as ações com o apoio de voluntários.

Assine nossa Newsletter

Se inscreva para receber informações e nossas novidades.