fbpx
Faça uma doação

Costurando Cidadania

O Costurando Cidadania é um Programa Socioassistencial que tem por objetivo promover a inclusão social de pessoas em vulnerabilidades ao risco social e pessoal, por meio do desenvolvimento da autonomia de capacitação profissional.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais aptos a operar máquinas de costura reta, overloques industriais, bem como cortes destinados à produção de peças de vestuários, sob tabela de medidas, trabalhando de acordo com as normas técnicas, ambientais, de qualidade, segurança e saúde.

OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS A SEREM ALCANÇADAS

  • Propiciar um ambiente acolhedor;
  • Propiciar experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
  • Promover o acesso a serviços, benefícios socioassistenciais conforme necessidades, bem como o conhecimento dos direitos sociais;
  • Propiciar experiências para relacionar-se e conviver em grupo, tendo a oportunidade de expressar opiniões;
  • Propiciar espaço com padrões de qualidade quanto a: higiene, acessibilidade, habitabilidade, salubridade, segurança e conforto;
  • Promover propostas de superação das dificuldades de subsistência, trabalho e renda;
  • Promover conhecimento e habilidades para o exercício da vida profissional.

PÚBLICO ALVO
Jovens e adultos a partir de 17 anos e 6 meses, oriundos prioritariamente dos serviços de medida socioeducativa, egressos do sistema penitenciário e conviventes de centro de acolhida.

MÓDULOS DO COSTUREIRO INDUSTRIAL DE VESTUÁRIO

I – Convívio
Tem o objetivo de promover a cidadania desenvolvendo a capacidade de escuta do outro, expressar as próprias ideias e convicções, refletir sobre mediação de situações conflituosas e capacidade de transformação pessoal, por meio de cuidados da saúde e seus relacionamentos familiares e comunitários. Este módulo contempla 42 horas / 21 dias úteis.

II – Mundo do Trabalho
Tem o objetivo de possibilitar o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como um direito de cidadania, oportunizar a ampliação de conhecimentos e informações sobre o mundo do trabalho, visando à inclusão dos usuários. Propiciando a construção de um projeto de vida o qual o usuário leve em conta os seus talentos, desejos e conhecimentos. Este módulo contempla 42 horas / 21 dias úteis.

III – Formação Inicial e Continuada
Este módulo será executado em 3 etapas e tem por objetivo relacionar a teoria e a prática de forma interdisciplinar para o aperfeiçoamento pessoal e profissional, por meio do curso prático de costura industrial e do empreendedorismo. Este módulo contempla 296 horas / 74 dias úteis

Inscreva-se!

Temos estrutura organizacional que planeja, gere e executa as ações com o apoio de voluntários.

Assine nossa Newsletter

Se inscreva para receber informações e nossas novidades.