fbpx
Faça uma doação
Notícias
22 de agosto de 2018

Alunos dos Cursos de Corte e Costura visitam a feira Mega Artesanal 2018

Ação para incentivar os alunos do Instituto Bem Maior a buscarem novas ideias e oportunidades de geração de rendas

O Instituto Bem Maior incentiva a inclusão social por meio de capacitação para a geração de renda e ações de integração de seus atendidos com a sociedade em geral.

Em nosso Programa Costurando Cidadania, os atendidos são orientados a desenvolverem uma ideia, dentro do escopo das atividades desenvolvidas durante o programa, criando o seu Modelo de Negócio.  Nesta atividade, os atendidos descobrem que, por meio da metodologia do Effectuation, podem começar um empreendimento apenas com os elementos que estão aprendendo no programa e aquilo que já possuem.  Numa próxima etapa, aprendem a criar uma proposta de valor, e utilizando a moderna metodologia de criação de um Modelo de Negócio, desenvolvem esta ideia, aprendendo como implementá-la.

Para estimular o processo de criação do Modelo de Negócios, no dia 7 de agosto, 30 atendidos do Programa Costurando Cidadania estiveram na Feira Mega Artesanal 2018. Os objetivos desta missão foram:

  • Vivenciar a dinâmica de uma feira de negócios;
  • Buscar novas ideias e oportunidades de geração de rendas;
  • Encontrar possíveis fornecedores e parceiros para desenvolvimento de seu Modelo de Negócio;
  • Contatar possíveis futuros clientes;
  • Conhecer novas tecnologias, ferramentas, máquinas, equipamentos e materiais disponíveis para o segmento de confecção;
  • Obter inspiração para diferenciação de seus produtos;
  • Participar de oficinas que contribuam com o conteúdo do Programa;
  • Praticar as habilidades sociais e de trabalho desenvolvidas durante o Programa.

E os resultados de nossa missão já estão surgindo.  A atendida Maria Aparecida Bastos participou de uma oficina sobre confecção de Tiaras e percebeu uma nova oportunidade:

– “Dei a tiara para minha filha. Quando ela foi para a escola com ela, suas amiguinhas a perguntaram se a mãe dela vendia. Vi então uma oportunidade” Disse Maria Aparecida.

Outro caso foi o do atendido Flavio de Oliveira. Diante do desafio de gerar renda a partir do que se tem, ele que atualmente está como convivente num Centro de Acolhida da capital, teve a ideia de fazer bonecas de tecido, a partir de material reciclado encontrado no Brás.

“Participando da missão à Feira Mega Artesanal 2018, constatei que bonecas artesanais eram tendência e eram valorizadas pelo mercado. Tive a oportunidade de conhecer artesãos, que me apoiaram, cedendo moldes que foram utilizados como inspiração para a criação do meu modelo e moldes.”

Temos estrutura organizacional que planeja, gere e executa as ações com o apoio de voluntários.

Assine nossa Newsletter

Se inscreva para receber informações e nossas novidades.